sábado, 2 de julho de 2011

Homenagem aos Bombeiros Militares


Você já precisou de socorro do Corpo de Bombeiros? Não! Pois, eu já.
No ano passado, meu genro sofreu um acidente quando uma edícula desabou sobre ele que além de ferimentos diversos, quase teve o pé direito decepado por uma viga imensa e que lhe causou fratura exposta.

Minha filha, desesperada chamou a mim e é claro, havia chamado o SIAT. Era um domingo, o trânsito de Curitiba estava um caos, pois era dia de vestibular em várias faculdades. Coincidentemente, vários acidentes de trânsito pipocando por todas as regiões e o número escasso de ambulâncias que se dividiam nos atendimentos dificultavam uma maior agilidade no atendimento.

Apesar de o socorro ter demorado cerca de uma hora exata, os homens do SIAT chegaram e tomaram conta  do quadro, dominando com competência, coragem e sabedoria – muita perícia mesmo, desvencilhando o meu genro dos escombros, imobilizando-o e por fim, prestando-lhe os primeiros socorros. Apesar disso, uma ambulância com médicos da UNIMED, chegou em atendimento ao chamado de minha filha que é associada ao plano de saúde particular, que assumiram o enfermo levando-o para o hospital de fraturas, onde veio a ser submetido imediatamente a uma cirurgia e daí a outras várias subseqüentemente.

Mas,  enquanto transferiam o meu genro para a ambulância particular, aproveitei para entrevistar aos dois socorristas  dos bombeiros, que me deixaram pasmo ao informar que a viatura ambulatorial, não possui GPS, não podem andar em velocidade acima do determinado naquela via, e pior, mesmo em emergências não podem furar sinais de trânsito! Como arremate, me disseram ainda que a metade da frota, estaria quebrada e aguardava reparos, cuja previsão de solução inexistia.

Toda essa falta de prerrogativas para salvar a uma vida, é vedada aos bombeiros socorristas, porque se aparecer uma multa da viatura, os tripulantes pagam pela mesma e ainda serão advertidos disciplinarmente.

Outro dia, vi uma operação dos Bombeiros no centro da cidade, um excelente aparato para combate a incêndios, e vi também, poucos metros próximos, um carro forte de uma empresa de segurança, trafegando por sobre calçadas, estacionando em lugares inimagináveis para os pobres mortais motoristas, danificando as calçadas com o peso de sua estrutura que será reparada as custas do contribuinte, veículos esses, amparado por uma Lei  especial conquistada por Coronéis e Generais do Exército, que durante a ditadura militar se associaram ou fundaram empresas de segurança particular e transporte de valores.

Essa aludida Lei, dá-lhes prerrogativas para estacionar em qualquer lugar, inclusive sobre calçadas e na contra mão das vias públicas, imune a multas de trânsito e ainda, como se não bastasse, tiram “sarro” dos pedestres, policiais e do cidadão que nada pode lhes fazer ou reclamar. Trafegam por canteiros e jardins dos calçadões, empurrando nos passeios, os pedestres que são obrigados a se safarem para não se verem atropelados pelo "cofre" sobre rodas.

No entanto, isso revela a força do dinheiro do banqueiro x a força do Estado que não pode liberar a velocidade e mais prerrogativas aos Bombeiros que necessitam salvar vidas, já que, vidas não valem nada diante do dinheiro do banqueiro, que sustenta as prerrogativas dos carros fortes que tudo podem.

Aliás, e por falar em dinheiro, você sabe quanta ganha um humilde socorrista que a tudo se empenha para salvar a vida de um motoqueiro ou de uma família inteira prensada nas ferragens de um carro acidentado? Não? Não sabe?

Pois ganham muito menos da metade de um segurança que transporta o dinheiro do banqueiro em carros forte!

Portanto, uma bateria incessante em homenagem aos verdadeiros heróis anônimos do nosso dia a dia, os Senhores Bombeiros!

Uma vaia bem escabrosa aos políticos sujos, desonestos e corruptos que insensíveis, nada fazem para melhorar a vida dos nossos heróis, os Bombeiros Militares de todo o país.

Eis  ai a minha sincera homenagem e gratidão, aliada a minha admiração e respeito aos homens do fogo, da água e dos tenebrosos acidentes, que tem como anjos da guarda, o Corpo de Bombeiros Militares!

10 comentários:

  1. ...e continuando com o assunto dos carros forte, que são imunes a todo tipo de multa, também os seus ocupantes, seres extremamente ignorantes. Fui literalmente atropada por um deles na saída de um banco a pouco tempo, se eu não achasse aonde me segurar, teria que ser atendida por um de nossos Heróis!! Que ironia!!

    Parabéns a voce Walmir pela homenagem a esses Anjos da Guarda.

    Um abraço forte.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Detetive!
    Eles merecem todo o nosso respeito e admiração.
    Até trocaria, se pudesse, todo o Congresso Nacional por uma Unidade de Bombeiros, por que não?
    Fortes abraços.
    Águia Negra

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo e grande companheiro Walmir Battu,honesto, correto e justo nos ideais de busca com objetivos e metas que precisamos alcançar para apoiar a quem realmente nos protegem e são capazes de colocar a propria vida em risco para salvar a nossa, ainda acho pouco o que estamos realizando a favor desses HERÓIS, precisamos nos organizarmos para despertar toda população brasileira em beneficio destes companheiros de luta em prol da nossa vida... vamos nos organizar melhor e mostrar a estes políticos que as equipes das Unidade de Bombeiros existentes em nosso PAIS, são muito mais uteis a nós do que eles políticos que apenas nos procuram em campanha eleitoral...prometendo a toda população brasileira o que nunca irão cumprir...vamos pensar juntos e criarmos estratégicas para ter o apoio de todos os brasileiros em defesa dos nossos VERDADEIROS HERÓIS...

    ResponderExcluir
  5. Dissestes tudo, Querida Tereza!
    Fostes completa em teu parecer e comentário.
    É por isso e outro tanto que admiro esse seu imenso coração repleto de carinho e justiça social.
    Um beijo.
    Do amigo, Walmir Battu

    ResponderExcluir
  6. Todas as homenagens que se rendam aos nobres bombeiros ainda não são magnas o suficiente.

    Quanto aos motoristas de carros-fortes, são na quase totalidade um bando de covardes que só se acham macho dentro de uma redoma de metal e vidro blindado cercados de armas.

    ResponderExcluir
  7. pERAI, VCS ESTÃO FALANDO NEGATIVAMENTE DE UMA FUNÇÃO ESENCIAL LEGALISADA QUE É A SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL, NÃO ENTENDI TÃO COMPARAÇÃO AOS BOMBEIROS, SENDO ASSIM PQ NÃO FALAM TAMBEM DOS PROFESSORES, ACREDITOS QUE SER CRITICOS TEM Q AVER JUSTIFICATIVA PQ SER FOR PARA FALAR MELHOR CRITICAR CATEGORIAS PROFISSIONAIS SUAS FALHAS E SALARIOS ACONSELHO OS SENHORES FORMADORES DE OPINIÃO A MONTAREM TAMBEM UMA ASSOCIAÇÃO PARA TÃO AH E ACREDITO QUE IRÃO FAZER ISSO DE GRAÇA, ENFIM SE SÃO APOSENTADOS VÃO PESCAR CASO NÃO SEJA VÃO TRABALHAR. AH SR. WALMIR BATTU SOU SEU FÁ JAMAIS ENTRO NA NET SEM VERIFICAR SEUS NOTICIARIOS TEM MINHA ADMIRAÇÃO E RESPEITO, NÃO ME DESEPCIONE ANALISE MELHOR SEUS CONCEITOS E SEJA SOLIDARIO COM OS PROFISSIONAIS DE OUTRAS CATEGORIAS SEJA COMO FOR TAMBEM SÃO TRABALHADORES E SOBRE A LEGISLAÇÃO COMO E ONDE ESTACIONA NÃO TEM CULPA POR OUTRO LADO NÃO PODEM POR SUAS VIDA EM RISCO POIS LA ESTA OQ OS LADRÕES QUEREM E FARÃO O DIABO PARA PEGA-LO, INHEIRO QUE EU, O SENHOR E TODOS ATÉ OS LOUCOS, DOIDOS NEUROTICOS GOSTAM OU NÃO. ABRAÇO.
    DE SEU ADMIRADOR

    ResponderExcluir
  8. Importante ressaltar, que a minha observação não é contrária ao Vigilante ou Guarda Particular. Meu apontamento, é com relação aos privilégios de trânsito dos veículos transportadores de valores, cuja a lei que criou essas prerrogativas tem cunho e origem inconstitucional. Mesmo porque, já fui dono de empresa de segurança e o transporte de valores é sem dúvida, um trabalho tão digno quanto ao meu. Todavia, os abusos cometidos com esses veículos são a causa da minha indignação.
    Obrigado pelo vosso post.
    Abraços,
    Walmir Battu.

    ResponderExcluir
  9. É óbvio que o comentário do Bom Primo é contra os IMPEDIMENTOS que são colocados aos Bombeiros, estes verdadeiros anjos sociais, e não contra os profissionais de outras áreas. Somente um tolo para não perceber isso. A comparação com o transporte de valores é muito sensata, pois se estes têm todas estas regalias (muitas para melhorar a segurança, justamente), porque os Bombeiros e veículos oficiais de salvaguarda e saúde também não tem? Algo está pesando mais para um lado do que para outro nesta balança, não é?

    Parabéns pela homenagem aos profissionais que salvam as vidas dos outros profissionais, meu estimado Bom Primo!

    Triple Abbraccio.'.

    ResponderExcluir